
Os Países
Austrália
A Austrália é um país do hemisfério sul, localizado na Oceânia e apresenta uma área de 7 713 364 km². A sua capital é Camberra e tem cerca de 23,4 milhões de habitantes. Este país apresenta um clima ameno, a moeda adotada é o dólar australiano e a língua oficial é o inglês.
Política
O sistema parlamentarista da Austrália divide-se em três poderes.
Quanto ao poder legislativo, o Parlamento bicameral é composto pela Rainha Elizabeth II, nos comandos do Governador-Geral, além da Câmara dos Representantes e do Senado. O Senado australiano é composto por 76 senadores, dos quais 12 representam cada estado e outros dois, territórios da capital e do Norte. A Câmara dos Representantes reúne 150 membros e cada estado garante pelo menos cinco lugares na entidade. Com eleições a cada 3 anos, os senadores têm 6 anos de mandato e os demais políticos, um poderio trienal.
O poder executivo, em contrapartida, coincide com o Conselho Executivo Federal, comandado pelo Governador-geral e com supervisão do primeiro-ministro e de ministros do Estado. O primeiro-ministro é, normalmente, indicado pelo Governador-geral, mas tem mais êxito o partido com maior apoio da Câmara dos Representantes.
O poder judicial é representado pela Suprema Corte da Austrália e por tribunais federais nos estados. Nesse sentido, cabe ao Governador-geral, também, nomear os juízes para cada instância. A Corte, constituída desde o início do século XX, tem o objetivo de revisar a legislação aprovada pelo Parlamento e de interpretar a Constituição em vigor.

Rainha Isabel II
Cultura
A Austrália é famosa pelo turismo gastronómico e rotas de vinhos, com áreas de produção vinícola que somam mais de 160 mil hectares. Para além do turismo gastronómico, destaca-se a grande biodiversidade que este país possui, sendo os cangurus e os koalas as principais imagens de marca deste local. Quem nunca associou estes animais quando ouviu falar neste país?
A gastronomia típica do país é uma mistura das tradições dos indígenas australianos com os hábitos dos colonos britânicos, somada às influências de imigrantes da China, Índia, Malásia, Japão, França, Itália e Grécia. Os alimentos ancestrais recebem o nome de bush foods ou bush tuckler, que são alimentos frescos utilizados pelos aborígenes. Entre as frutas típicas estão a kakadu lime, cedar bay cherry e blue tongue, além de vegetais como o sea almond e native kang kong e carnes de canguru, emu e wallaby.
A pintura na Austrália tem uma dupla tradição: uma corrente que deriva da arte aborígene, cuja origem está na Pré-História local, mas que só passou a integrar-se vitalmente à cultura australiana a partir da década de 1950, e outra que deriva da pintura europeia, tendo iniciado pouco depois da colonização deste território no fim do século XVIII, crescendo ininterruptamente desde então e mostrando ter características próprias.
Para finalizar, um dos maiores símbolos do país é a tão famosa casa de espetáculos, Sidney Opera House que, como o próprio nome indica se situa na cidade de Sidney.
Canguru Bush food Sidney Opera House
Economia
A economia da
Austrália é uma economia de mercado altamente desenvolvida, sendo atualmente a
13ª maior do mundo por Produto Interno Bruto (PIB), bem como a 17ª maior do
mundo se considerarmos o seu poder de compra. O setor industrial, que
corresponde a cerca de 25% do PIB australiano, tem boa parte de sua escala
voltada para o setor primário, com a larga produção de alimentos, vinhos,
tabaco e a exploração mineral, bem como as atividades que exigem maior
tecnologia, como a indústria de máquinas e equipamentos, a indústria química,
metalúrgica, siderúrgica e petroquímica.
As exportações australianas também incluem produtos alimentares, como carne e trigo, além de lã e minérios como bauxita, chumbo, níquel, manganês, ouro, prata e diamante, sendo a Austrália um dos maiores exportadores mundiais dos referidos.
A Austrália faz parte do tratado internacional APEC, um bloco económico que tem por objetivo transformar o oceano pacífico numa área de livre comércio e que engloba economias asiáticas, americanas e da Oceânia.
As receitas são superiores às despesas neste país, tal como o valor das exportações é maior do que o valor das importações. O seu principal aliado no que toca a este tipo de transações é China.
A Austrália é o 20.º no ranking de competitividade do Fórum Económico Mundial.
Social
A Austrália apresenta uma taxa média anual de 1,3 % no que toca ao crescimento da população sendo que 86% desta reside em áreas urbanas. A taxa de alfabetização do país ronda os 99%, dados estes que se refletem no altíssimo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). A esperança média de vida à nascença ronda os 83 anos de idade.
A Austrália ocupa o 8º lugar no ranking mundial do Índice de Desenvolvimento Humano.