Os Países

Egito

O Egito é um país localizado entre o nordeste da África e o sudoeste da Ásia e apresenta uma área de 996 603 km2. Com cerca de 98,42 milhões de habitantes este país é o terceiro mais populoso da África e a sua capital é Cairo. Este país apresenta um clima ameno, a moeda adotada é a libra egípcia e a língua oficial é o árabe.


Política

No Egito Antigo, sob o comando do Faraó, o Egito tornou-se uma monarquia centralizada formada por súbditos subordinados ao poder do monarca. O sistema político deste país é considerado uma República semipresidencial. Após a revolução egípcia de 2011, e da renúncia do presidente Hosni Mubarak, o poder executivo foi assumido pelo Conselho Supremo das Forças Armadas, que dissolveu o Parlamento e suspendeu a constituição.

O chefe de estado é o Presidente da República e a execução da política formulada é supervisionada pelo mesmo. Este tem o poder de aprovar a política geral, as novas leis, o orçamento e os planos de desenvolvimento do Governo. O Presidente é também o Comandante Supremo das Forças Armadas e cada mandato tem uma duração de 6 anos. O atual Presidente da República egípcio (2021) é Abdul Al-Sisi. O Governo é o executivo supremo e o órgão administrativo do Estado e é liderado e supervisionado pelo primeiro-ministro. O órgão executivo e administrativo mais poderoso da República egípcia é o Conselho de Ministros e são estes os responsáveis pela política geral do Estado.

O Parlamento egípcio consiste na Assembleia do Povo (Majlis El-Shaab) e no Conselho Consultivo (Majlis El-Shoura). A Assembleia do Povo, que detém o poder legislativo do Estado, é constituída por 444 membros eleitos por sufrágio direto e 10 membros nomeados pelo Presidente e exercem funções por um mandato de cinco anos. O Conselho Consultivo apresenta 140 membros, dos quais 70 membros são nomeados pelo Presidente.

O poder judicial é exercido através de quatro categorias de tribunais de justiça. O Tribunal Constitucional Supremo (a mais alta instância judicial), o Tribunal de Cessação, os Sete Tribunais de Recurso e os Tribunais de resumo nos distritos constituem o sistema judicial egípcio. 

                                                             Abdul Al-Sisi, Presidente da República egípcio


Cultura

A cultura do Egito tem milhares de anos de História. O Egito Antigo foi uma das civilizações mais antigas do Oriente Médio e da África. Por milénios o Egito manteve uma cultura surpreendentemente única, complexa e estável que influenciou as culturas seguintes presentes na Europa.

As pirâmides do Egito são túmulos construídos em pedra para abrigar os corpos dos faraós. No Egito, há 123 pirâmides catalogadas, no entanto, as três mais conhecidas são Quéops, Quéfren e Miquerinos, na península de Gizé. Este conjunto arquitetónico é guardado pela Esfinge, um ser mitológico com corpo de leão e a cabeça de um faraó e é, até hoje, o maior símbolo e imagem de marca egípcios.

Segundo dados oficiais, a maior parte da população egípcia é muçulmana. 

                                                    Pirâmides, construções arquitetónicas originárias do Egito


Economia

O Egito passou de uma economia não capitalista para uma situação em que tem, até hoje, quatro principais fontes económicas. A primeira delas é o turismo e é, através das fascinantes pirâmides e do litoral do Mar Mediterrâneo, que este setor se sustenta por deslumbrar e suscitar tanta curiosidade a povos estrangeiros. Em segundo lugar, a extração e a exportação de petróleo, que gera emprego e lucros para o Governo. Em seguida, os impostos e as taxas alfandegárias que são cobradas sobre os navios que passam pelo canal de Suez e, por último, as ajudas que são arremetidas por egípcios que vão para outros países e mandam dinheiro para suas famílias.

Este país, apresenta uma taxa de inflação de 5,7% e uma taxa de desemprego de 7,2%. Segundo dados oficiais, cerca de 20 em 100 egípcios vivem abaixo do limiar da pobreza. Neste país, o valor das importações é superior ao valor das exportações, sendo a Arábia Saudita e os EUA os maiores parceiros neste tipo de transações. A dívida externa egípcia representa 34,1% do PIB e no que toca às finanças públicas as despesas são superiores às receitas.


Social

O Egito apresenta uma taxa média anual de 1,8 % no que toca ao crescimento da população sendo que 43% desta reside em áreas urbanas. A taxa de alfabetização do país ronda os 74%, dados estes que se refletem no alto Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). A esperança média de vida à nascença neste país ronda os 71 anos.

Estes valores (IDH e EMVN) devem-se às ótimas condições de vida que as pessoas residentes no país presenciam. A maior parte da população, cerca de 98% tem acesso a água potável em casa e cerca de dois terços tema acesso à rede sanitária.

O Egito ocupa o 117º lugar no ranking mundial do Índice de Desenvolvimento Humano.

Rua da Restauração, 4710-428 Braga
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora