Os Países

República Democrática do Congo

A República Democrática do Congo é um país localizado na África Central com cerca de 84,07 milhões de habitantes. Situada a Norte e Este de Angola e com uma área de 2 344 858 km² é o segundo maior país da África no que toca à superfície. A sua capital é Kinshasa apesar das cidades Lubumbashi e Kisangani desempenharem também um importante papel.

Este país apresenta um clima tropical, a moeda adotada é o franco congolês e a língua oficial é o francês embora lingala, Kikongo e Swailli sejam outras também bastante faladas.


Política

O sistema político deste país é considerado uma República Democrática semipresidencial. Porém, ainda assim, tem um dos menores índices de democracia do mundo, estando em 155.° lugar numa lista de 167 países.

O chefe de estado é o Presidente da República e é este que detém o poder executivo. Além de ser responsável pelas tarefas executivas do governo, nomeia também o primeiro-ministro, juízes e é comandante e chefe das Forças Armadas. A eleição do Presidente da República é feita por sufrágio universal, direto e secreto e o seu mandato tem a duração de cinco anos. O atual chefe de estado congolês (2021) é Félix Tshisekedi.

O poder legislativo é responsável pela formulação de políticas e supervisiona as funções do primeiro-ministro. O primeiro-ministro chefia o comité de ministros responsáveis ​​pelo controlo da política governamental e aconselha e auxilia o presidente nas tarefas executivas. O mesmo é eleito pelo Senado e seu mandato dura cincos anos.

O poder judicial é exercido pelos tribunais. O Supremo Tribunal de Justiça é o mais poderoso no país e os seus juízes são nomeados pelo Conselho do Serviço Judicial, um órgão independente de procuradores públicos e juízes selecionados dos tribunais inferiores. O Tribunal Constitucional analisa os casos relativos à constituição.

Félix Tshisekedi, Presidente da República congolês


Cultura

A gastronomia da República Democrática do Congo inclui pratos de carne, peixe e vegetais que constituem a parte principal dos pratos. Normalmente são acompanhados de fufu (massa tipicamente congolesa) ou de outro alimento substância, como o arroz ou o cuscuz. Alguns pratos típicos deste país incluem caril de amendoim, carne em molho de cominho, boko-boko, coupé-coupé, domoda e kitoza.

A religião predominante na República Democrática do Congo é o Cristianismo.

                                                                       Kitoor, prato tipicamente congolês


Economia

A República Democrática do Congo é uma nação que possui uma vasta riqueza potencial que declinou drasticamente desde os meados da década de 80. Os dois recentes conflitos, que se iniciaram em 1996, reduziram drasticamente a produção nacional e as receitas do governo e aumentaram a dívida.

As empresas estrangeiras retraíram-se devido à incerteza quanto ao resultado dos conflitos, à falta de infraestruturas e ao difícil ambiente empresarial. A guerra intensificou o impacto de problemas básicos como uma moldura legal incerta, corrupção, inflação e falta de abertura nas políticas económicas e operações financeiras do governo. As condições melhoraram no fim de 2002 com a retirada de uma grande percentagem das tropas estrangeiras presentes no país. Algumas missões do FMI e do Banco Mundial tiverem por base uma reunião com o governo para ajudá-lo a desenvolver um plano económico coerente e, o anterior presidente Joseph Kabila, começou a implementar reformas. No entanto, a atividade económica ocorre principalmente no setor informal que e não é refletido no PIB. A região congolesa de Katanga possui alguns dos melhores depósitos mundiais de cobre e cobalto ao mesmo tempo que outras áreas do país possuem fontes ricas de minerais diversos, incluindo diamantes, ouro, ferro e urânio. Após anos de guerras, ditaduras e tumultos, a infraestrutura do Congo está em e as operações de extração produzem apenas uma fração de seu potencial.


Social

A República Democrática do Congo apresenta uma taxa média anual de 2,7 % no que toca ao crescimento da população sendo que 65% (quase dois terços) desta reside em áreas rurais. A taxa de analfabetismo do país ronda os 33%, dados estes que se refletem no reduzido Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Cerca de 76% da população é subnutrida e a esperança média de vida à nascença ronda os 46 anos de idade.

Estes reduzidos valores (IDH e EMVN) devem-se às condições precárias de vida que as pessoas residentes neste país tomam. Apenas cerca de 46% da população tem acesso a água potável em casa e ainda são menos as pessoas que têm acesso à rede sanitária, apenas um terço da população.

A República Democrática do Congo ocupa a 175º posição no ranking mundial do Índice de Desenvolvimento Humano.

Rua da Restauração, 4710-428 Braga
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora